Notícias da Casa Real de Portugal

12 de Março de 2006 - Cefalà Diana, Palermo (Itália)
 

No domingo, dia 12 de Março de 2006, ocorreu no município de Cefalà Diana, na povíncia de Palermo, a inauguração da Biblioteca dedicada a S.A.R dona Maria Pia, XXI duquesa de Bragança.

Durante a cerimónia esteve presente S.A.R. dom Simone Joska, duque de Évora que, durante a litúrgia, que se seguiu à cerimónia de inauguração, descreveu em poucas palavras a figura da falecida duquesa e anunciou que para o próximo ano, a 100 anos da sua morte, serão realizadas iniciativas relacionadas com a memória da sua vida repleta de valores e dedicada à luta contínua, pela reposição da verdade, no seu tão adorado Portugal.
Antes de ser cortada a fita, foi destapada uma placa em bronze, com a figura da princesa, uma obra realizada por um grande escultor italiano.

Estavam presentes alguns representantes das Ordens Cavalheirescas e Dinásticas e também da Coroa.

O acontecimento, para o qual S.A.R. dom Rosario contribuiu com a doação de todo o mobiliário necessário para a biblioteca, foi oficializado  mediante um selo oficial dos Correios Italianos (Poste Italiane) que colocaram à disposição, propositadamente para a ocasião, um escritório in loco.
Num curto espaço de tempo, os 600 postais disponíveis, com a fotografia de S.A.R. dona Maria Pia, esgotaram e dentro de poucos dias serão enviados mais 2000, uma vez que os pedidos feitos por parte dos filatelistas de todo o mundo foram muitos.

Fotos: Alguns momentos da cerimónia

Postal com a figura de D. Maria Pia  e selo oficial dos Correios Italianos em memória da Duquesa de Bragança

 

De 10 a 12 de Novembro 2005 - Vicenza (Itália)
 

Encontro com SAR, o príncipe Albert von Anhalt, duque de Saxe, Westphalia e de Engern, e assinatura do documento de cooperação entre as duas Casas Reais .

Link

 

25 de Julho 2005 - Termini Imerese (Itália)
 

A cerimónia de colocação da estátua de madeira de São Tiago, ocorreu no dia 25 de Julho de 2005, na Catedral de Termini Imerese, estátua esta que foi restaurada graças à intervenção, feita por parte, da Ordem de São Tiago da Espada.

Ao lado da estátua, a qual foi colocada numa esplêndida capela lateral, foi afixada uma placa comemorativa de bronze, realizada pelo escultor Comendador Biagio Governali, da Ordem homónima, reprodução representativa da figura de São Tiago e também das armas da Casa Real de Portugal e do brasão da Ordem Real de São Tiago da Espada.

Fotos

 

19 de Junho 2005 - Palermo (Itália)
 

Prémio solidariedade Lions Club Palermo

Fotos da celebração.

 

6 de Maio - Verona (Itália)
 

Teve lugar no cemitério monumental de Verona, onde reposam os restos mortais de Dona Maria Pia, a comemoração do 10° aniversário da sua morte (06/05/1995).

Na presença de SAR Dom Rosário, da Princesa Cristina, do Príncipe Simone, dos representantes do Conselho da Coroa, das Ordens de Cavalaria e de alguns simpatizantes.

Foi depositada uma coroa de flores e recordado o desejo de proceder à transladação, dos restos de Dona Maria Pia, para o Panteão Nacional de Lisboa, juntamente aos seus Augustos antecessores.

Fotos da celebração

 

16 de Abril de 2005 - Vicenza (Itália)
 

Visita de Mons. António Metropolita de Itália e Arcebispo de Ravena, acompanhado por S.A.R. Dom Rosário.

Fotos da visita.

 

De 25 a 30 de Março 2005 - Kiev (Ucrânia)

No final do mês de Março, deu-se a visita a Kiev, por parte do Inspector Geral Dr. Roberto Cavallaro, para assinar recentes acordos dos Cavaleiros da Cruz Azul na Ucrânia em colaboração com a Ordem Ortodoxa Ucraniana de São Miguel da Ala sob a Sua Santidade o Patriarca Filarete.

Durante a viajem, houveram encontros organizados os quais tornaram possivel a troca de cartas entre o Inspector Geral e o Alto Prior Volodimir Dron pertencente à Ordem do Arcanjo São Miguel em Kiev.

Um dos momentos mais interessantes foi marcado pela visita ao Colégio Militar de Kiev ‘Ivan Bogun', com a recepção do Comandante Geral da escola Leonid Vasilievich Kravchuk. A maior parte dos estudantes do Colégio são orfãos ou pertencem a agregados familiares com grandes carências económicas. Depois do período das bolsas de estudo, no qual eles obtêm a sua educação e também a matrícula, podem optar pela vida militar ou pela vida civil.

A escola representa um compromisso muito importante e de grande peso para a nova Ucrânia, na medida em que permite alcançar a formação dos jovens mais pré-dispostos à participação na realidade europeia, a qual não pode continuar a ser adiada. Ter-se-á, também, que evidenciar o compromisso da instituição de maneira a que tenha as condições para dar uma boa formação através dos seus cursos, ainda que, com meios e equipamentos pouco evoluídos que possuem e que ajudarão a destacar os jovens.

Antes da partida deu-se a troca das notas oficiais entre o Inspector Geral e o Patriarca de Kiev e Filarete da Ucrânia, que quis ratificar com a Pústula Patriarcal a cooperação entre a nossa Organização e a Ordem Militar de São Miguel da Ala, da qual é o Alto Protector.

Fotos: Troca de lembranças entre a Sua Santidade e o Inspector Geral
Fotos: Troca das cartas oficiais
Fotos: Visita ao Colégio Militar ‘Ivan Bogun'
Fotos: Os representantes da Ordem do Arcanjo São Miguel

 

De 16 a 18 de Março de 2005- Cetinje (Montenegro)

Teve lugar durante os dias 16, 17 e 18 de Março a visita do Inspector Geral Dr. Roberto Cavallaro a Cetinje, antiga capital de Montenegro com o objectivo de constituir em Montenegro uma Sede dos Cavaleiros Azuis.

Realizaram-se encontros oficiais, em particular com o Vice Presidente Parlamentar de Montenegro, Dragan Kujovic, com o deputado do Ministério da Cultura, Predrag Malbasa e também com o Director do Hospital Danilo I°, dr. Ivan B. Gazivoda.

Além do mais, foi dada uma reprodução em bronze do painel do portal da Basílica de Santo Zeno em Verona, por parte do Alto Protector dos Cavaleiros Azuis, S.A.R. Dom Rosário, a Sua Beatitude o Metropolita de Montenegro e do Litoral, Arcebispo Mihailo.

Foi assinado o acordo com a Associação Santo Vladimir de Duklea, que se juntará aos Cavaleiros Azuis e carregará as insígnias. A Cerimónia pública que formalizará a cooperação, será no próximo dia 1 de Maio (dia da Páscoa ortodoxa) com a participação e benção do Metropolita de Montenegro, o Mikhailo de Arcebispo.

Da parte da manhã, dar-se-à a distribuição de bens necessários, às famílias mais carenciadas e será feita a visita ao Hospital de Cetinje, com o qual se estabelecerão os protocolos necessários para a construção de algumas divisões do mesmo.


Fotos: Encontro com o Metropolita de Montenegro, Mons. Mihailo e respectiva entrega do painel, oferta do Duque de Bragança
Fotos: Visita ao Hospital Danilo I° de Cetinje
Fotos: Encontro com o Vice Ministro da Cultura

 

29 de Janeiro de 2005 - Palermo (Itália)

Vila Niscemi. Niscemi (Representantes da Sede da Cidade de Palermo). Convívio com os convidados eminentes e também com individualidades de honra.

Fotos da celebração.

 

29 de Janeiro de 2005 - Palermo (Itália)

Universidade de Palermo, Hall Principal. Culminar da cerimónia com a concessão das honras, das Ordens Dinásticas e da Coroa, às individualidades internacionais eminentes.

Fotos da celebração

 

21 de Janeiro de 2005 - Vicenza (Itália)

A cerimónia de aceitação ao nomeado para Prelado Honorário da Casa Real de Portugal de H.E. Mons. Alberto Tricarico, Arcebispo da Sistroniana, Nuncio Apostólico.

Fotos: A celebração

 

7 de Setembro de 2004

Na presença de um estreito grupo de pessoas próximas a S.A.R. Dom Rosário, festejou-se o primeiro aniversário da S.A.R. Princesa Dona Krystal Isabel Dona Maria Pia Quarta Saxe Coburgo Gotha Bragança de Portugal, Infanta de Portugal, Condessa de Arraiolos. Além do Duque de Bragança, estavam presentes também a mãe, Dona Cristina, Dom Simone Joska e os representantes das Ordens de Cavalaria da Casa Real para além dos expoentes do IIRD (Instituto Internacional para Relações Diplomáticas) , ao qual preside Dom Rosário.

Fotos: O aniversário

 

12 de Abril de 2004

Na Paróquia dos Santos Felice e Fortunato em Vicenza, foi baptizada S.A.R. Princesa Dona Krystal Isabel Dona Maria Pia Quarta Saxe Coburgo Gotha Bragança de Portugal, Infanta de Portugal, Condessa de Arraiolos.

Foi uma cerimónia privada, na presença dos Augustos Padres, S.A.R. Dom Rosário Duque de Bragança e Dona Kristina, Marquesa de Neiva, e dos parentes mais próximos.

Fotos: O baptismo