Parrocchia S. Nicola di Bari

nel Duomo di Termini Imerese

20 agosto 2005

 

Sua Altezza,

mi è gradito inviarLe, via Fax,

qualche testimonianza di quanto è presente nella cappella di S. Bartolomeo a seguito della collocazione dell'antica scultura lignea di S. Giacomo maggiore.

don Francesco Anfuso

 

 

Apóstolo São Tiago, escultura em madeira do séc. XV: proveniente da Igreja homónima, antiga matriz de Temini Imerese. A obra, pela sua robustez e imponência, vem frequentemente assimilada como sendo uma obra característica da arte românica.

No dia, 25 de Julho de 2005, para a comemoração da festa litúrgica do Apóstolo, foi colocada nesta capela, de São Bartolomeu, a obra restaurada pelo mestre G. Calvagnal, com o contributo de S.A.R. dom Rosário .

Sua A.R. Dom Rosario Saxe Coburgo Gotha

 

 

Sé do Apóstolo São Tiago - sec X

O culto prestado a São Tiago, na cidade de Termini Imerese, é algo que remonta há muitos anos atrás. Comprova-o a dedicação da antiga Sé, do século X, ao Apóstolo, quando ainda Termini Imerese era diocese (actualmente Termini Imerese pertence à diocese de Palermo, ainda que, hoje possua um Arcebispo Titular, S.E.Mons.António Maria Travia, Esmoler Emérito de Sua Santidade).

Tiago de Arício, no seu testamento, datado 1436, entre outras disposições, obrigava os seus filhos, herdeiros universais, a realizarem uma peregrinação até Santiago de Compostela, de modo a puderem rezar para que a sua alma fosse liberta de um voto, o qual não tinha podido ser cumprido, por mera negligência e ainda em vida,.

No século XVII, é confirmado, historicamente, o nascimento de uma nova confraternidade de São Tiago.

A Sé foi restaurada em 1650 e, na porta principal foi colocado um escudo com a concha e a cruz de São Tiago.

Na Sé já não se celebram missas, uma vez que esta não possui a cobertura superior, facto está, que todo o material que continha, inclusivamente a estátua de São Tiago (a qual foi restaurada pela Casa Real Portuguesa), teve que ser transferido para a Catedral de São Nicolau de Bari.